terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ministério Público ingressa com ações na Justiça Federal, contra 37 dos investigados do mensalão, acusados de enriquecimento ilícito e improbidaade

* O Ministério Público ingressou com cinco ações na Justiça Federal, nas quais 37 dos investigados do mensalão são acusados de enriquecimento ilícito e improbidade.

O objetivo é resgatar R$ 55 milhões que teriam sido desviados.

Entre os citados, o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e parlamentares de cinco partidos.

O senador Eduardo Azevedo (PSDB) deve ser incluído na denúncia encaminhada ao

Supremo Tribunal Federal.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* Procuradores acusam 37 de desvios no mensalão

- O Ministério Público Federal do DF propôs cinco ações de improbidade administrativa em que acusa 37 envolvidos no escândalo do mensalão de integrar esquema de compra de apoio político no Congresso e de enriquecimento ilícito. As ações foram propostas na antevéspera da sessão em que o STF começa a julgar o mensalão na esfera criminal.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* MP acusa mensaleiros em novo processo

O Ministério Público Federal requereu ontem à Justiça abertura de cinco ações de improbidade administrativa contra os envolvidos no mensalão.

Entre os acusados estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil, ex-dirigentes do PT - deputado José Genoíno, Delúbio Soares e Sílvio Pereira -, o empresário Marcos Valério e parlamentares de cinco partidos: PP, PL, PTB, PMDB e PT.

Todos são citados em suposto esquema de compra de apoio político para aprovação de projetos e emendas no Congresso entre 2003 e 2004, e acusados de enriquecimento ilícito.

Segundo os procuradores, o mensalão funcionava por meio de desvio de recursos públicos, concessão de benefícios a particulares em troca de dinheiro e vantagens e compra e venda de votos de parlamentares.

Entre as punições previstas estão perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano e perda da função pública.

existe uma investigação de caráter penal sobre o mesmo caso, e esta semana o Supremo Tribunal Federal começa a decidir se abre ação contra os acusados.

(Estado de São Paulo – Sinopse Radiobrás)


Nenhum comentário: